Fala galera, tudo certo?
Aqui quem fala é Carlito Fiamoncini, músico e professor de violão a mais de 10 anos.
Estou hoje aqui, a pedido do meu amigo Antonio Braun, para passar algumas dicas muito bacanas, que irão lhe ajudar a escolher o violão certo para você.
Muitos de nossos alunos têm nos perguntado: Que violão devo comprar? Que tipo de encordoamento? Qual o modelo? Elétrico ou acústico?
Nos dias de hoje, há uma variedade imensa de modelos e preços, com base nisso aqui vai a primeira dica, desconfie das marcas muito baratas, principalmente aquelas que você encontra em qualquer comércio, que não é especializado em instrumentos musicais.
A compra de um instrumento de qualidade duvidosa irá influenciar e muito no aprendizado, pois normalmente esse tipo de violão além de não possuir uma boa qualidade sonora, possui problemas com a afinação, acostumando nossa percepção auditiva de forma errada.
Nossa segunda dica e talvez a mais importante é saber que estilos musicais você gostaria de aprender, não que isso seja uma regra, podemos sim tocar qualquer estilo em qualquer violão, mas existem violões que se adaptam melhor a alguns estilos e outros não, como por exemplo, os violões com cordas de Nylon, são os mais indicados para estilos como MPB, samba e bossa nova.
Veja abaixo os mais usados e aonde são utilizados com mais freqüência:
Clássico com cordas de Nylon: Este é um dos modelos de violão mais usados, isso porque possui um custo baixo, é macio, leve e oferece um fácil aprendizado. São indicados para iniciantes tanto de violão clássico como de violão popular ou quem quer um violão para tocar em casa e na roda com os amigos.
Violão Folk: Este tipo de violão possui o timbre encorpado, ideal para bases, muito utilizado em músicas sertanejas, blues e principalmente nos acústicos de pop/rock. Normalmente são elétricos e com cordas de aço, é ideal para apresentações ao vivo.
Jumbo: Hoje o modelo Jumbo está em alta, principalmente pelo constante uso deste na música nacional. Ele possui o timbre mais brilhante do que o Folk, o que proporciona solos com um som mais envolvente, apesar de seu timbre ser menos encorpado para bases, ele é um violão versátil e com um ótimo som.
Violão doze cordas: Possui timbre encorpado que proporciona uma base marcante. Tanto para bases como para solo, causa um efeito de 2 violões. É indicado para músicos intermediários e avançados, pois necessita de um pouco mais de força nos dedos e um pouco mais de habilidade. Pode ser usado em vários estilos como sertanejo, pop, rock e outros.
Flat e semi-flat: Os Flats são aqueles violões mais finos, muito usados em Samba, MPB, pagode, bossa nova, músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada dos violões flats mais baratos, você encontra muitos músicos com violões flats nos bares, nas igrejas e em duplas sertanejas. São violões normalmente com cordas de nylon e o timbre é suave. O mais aconselhado é tocar com ele plugado. O semi-flat possui a lateral um pouco mais larga que os tradicionais flats.
Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a escolher o violão certo. Lembre-se de observar a qualidade do violão, procure um violão que se encaixe ao seu gosto musical e procure lojas especializadas que possam auxiliar você nesta compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário